Buscando por?

Notícias

MPSC investiga encaminhamento de moradores de rua de Balneário Camboriú para Florianópolis

Promotoria identifica possíveis casos de cárcere privado e violação de direitos humanos; inquérito policial é instaurado para apurar o caso
Por: Jonas Hames - 24/04/2024 08:00min- Balneário Camboriú

 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um inquérito para investigar denúncias de encaminhamento de moradores de rua de Balneário Camboriú para Florianópolis. O promotor de justiça Daniel Paladino, da área de Cidadania e Direitos Humanos de Florianópolis, está responsável por conduzir o caso.

Circunstâncias

 Segundo Paladino, foram identificados três casos de pessoas que afirmaram terem chegado à capital catarinense por meio do encaminhamento da prefeitura de Balneário Camboriú, em conjunto com a Guarda Municipal. Essas pessoas foram enviadas para Florianópolis, onde não possuem identidade nem parentes, levantando a suspeita de crimes contra a liberdade individual e cárcere privado.

Inquérito policial

O inquérito policial foi instaurado nesta segunda-feira (22), após um procedimento iniciado há 4 meses para investigar a chegada de moradores de rua em Florianópolis vindos não só de Balneário Camboriú, mas também de outros municípios. A investigação policial deverá ser instaurada no prazo de 30 dias.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Arquivo/Divulgação

 

Situação de vulnerabilidade

O MPSC afirma que as pessoas foram largadas em situação de extrema vulnerabilidade social, sem o conhecimento das autoridades locais. O promotor destaca que têm conhecimento do envio de pessoas desde 31 de janeiro até o mês de março, com relatos de algumas delas que não concluíram tratamentos em clínicas e acabaram em situação de vulnerabilidade.

Antecedentes

O fechamento da Clínica Social em maio de 2023, após denúncias de internações forçadas, levou o MPSC a agir contra a chamada "limpeza social". Desde então, o município busca alternativas para tratar os moradores de rua, como o projeto "Consultório Social", que oferece atendimento médico e psicológico nas ruas da cidade.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!