Com o objetivo de manter os idosos hidratados diminuindo assim complicações de saúde, foi lançado nesta semana em São João Batista, o Projeto Água para Viver: Ofereça um Copo de Água a um Idoso. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do Centro, Estratégia da Família e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Foto: Prefeitura
A primeira iniciativa da equipe foi nesta quarta-feira (20), com a capacitação de colaboradores do Lar Olinda Kammer. Já nas próximas semanas, estão previstas novas ações junto aos residentes do Lar, assim como a ampliação da campanha com alerta a toda população idosa do município.
Conforme explica a coordenadora do NASF, Clarissa Reinert Cim, os idosos se desidratam facilmente não apenas por possuírem reservas hídricas menores, mas também por sentirem menos a perda de água no corpo.
Nestes casos, mesmo que o idoso seja saudável, o desempenho das reações químicas e as funções de todo o organismo são prejudicados. Sonolência excessiva, confusão mental, risco de quedas e fraqueza, podendo levar à morte, estão entre as possíveis consequências.