Na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, a Polícia Civil realizou a “Operação Bioma”. A ação visa combater crimes contra a fauna e o tráfico de animais silvestres. A operação é resultado de investigações de um grupo criminoso que age no tráfico de animais silvestres, retirando-os do seu habitat natural para comercializá-los ilegalmente.
Foto:Polícia Civil/Divulgação
São cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão em municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As diligências estão ocorrendo simultaneamente em 15 cidades.
Santa Catarina - Itajaí, Itapema, Penha, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Guabiruba e Blumenau.
Rio Grande do Sul - Arroio Grande e Rio Grande.
São Paulo - Osasco e em São Paulo.
Em Tijucas, o alvo foi o interior do bairro Timbé, onde resultou na apreensão de diversas aves nativas da fauna brasileira, entre elas uma arara que estava com as penas das asas cortadas.
Haviam ainda, tucanos, saíras, pica-pau, entre outras. Um homem foi detido e assumiu a propriedade das aves. Ele responderá um termo circunstanciado, e receberá multas dos órgãos ambientais.
É um mercado altamente nocivo à fauna brasileira. Altos valores são movimentados atraindo aqueles que pagam para ter animais e aves raras. O tráfico de animais perde somente para o tráfico de drogas e de armas.
No Brasil, animais de várias espécies, principalmente aves, vindos de diversos Estados, além daqueles que são capturados em Santa Catarina, alimentam o mercado ilícito de animais silvestres. Os criminosos utilizam documentos e anilhas falsas para camuflar a atividade comercial criminosa.
Além de a captura de animais silvestres ser ilegal, o ato causa maus tratos e uma grande mortalidade durante o transporte. O meio ambiente é quem sofre com a comercialização a preços altos e fraudes contra compradores, pois, a retirada destes animais de seu habitat natural causam desequilíbrios nos ecossistemas de origem.
Outro fator comum é os casos em que compradores não conseguem cuidar do animal e, o abandonam em meio ambiente inadequado, gerando novos problemas ambientais e, consequentemente, mais sofrimento aos animais.
Entre muitos delitos os envolvidos podem responder por crimes de associação criminosa, maus tratos a animais, caça de espécies da fauna silvestre e falsificação de documentos
Denúncias sobre tráfico de animais podem ser feitas por meio do número 181 da Polícia Civil.
______________________________________
Suposta festa em comemoração a reeleição de prefeito resulta em ação policial
Pescador de Tijucas divulga imagens de plásticos retirados da água entre pescados
______________________________________