Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, uma operação em combate à prática da farra do boi foi realizada em Porto Belo e Bombinhas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Foto: PC/Gor/Divulgação
A investigação é da Delegacia de Polícia de Porto Belo. Na ação, houve o apoio da Delegacia de Polícia de Bombinhas, Polícia Militar e Grupo de Operações e Resgate (Gor).
O inquérito apura os crimes de maus-tratos a animais e associação criminosa relacionados à prática da farra do boi no bairro Araçá, em Porto Belo. Ao todo foram cumpridos cinco mandados.
Durante as investigações, foram colhidos depoimentos e registros de ocorrências de farras do boi nos anos de 2020, 2021 e 2022. Neste período, três animais utilizados pelos farristas foram resgatados pelo GOR com o apoio da Polícia Militar. Um dos animais chegou a se jogar no mar para fugir dos farristas, um vídeo foi feito por tripulantes de uma lancha de passeio.
No último domingo também foi registrada uma ocorrência da prática. Após denúncias sobre outro evento, um boi foi resgatado na terça-feira, 17.
Durante as buscas, foram apreendidos dois pássaros, um papagaio e uma coleira sem autorização do órgão ambiental, gaiolas e armadilha para capturar pássaros, gerando a instauração de Termo Circunstanciado pela prática de possuir animais da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização.
O inquérito policial será concluído após a análise do material apreendido. Os investigados podem responder pelos crimes de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano, e associação criminosa, com pena de reclusão de um a três anos.
________________________________________________________________________________________________________
Com cara de inverno Ciclone Subtropical Yakecan traz frio e mar agitado
CRIME: Farra do Boi é novamente motivo de abordagem policial
________________________________________________________________________________________________________