O Som&Sol - Música na Rua é um projeto que surgiu em 2017, com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura e às diversas manifestações artísticas em espaços públicos, de maneira gratuita e irrestrita. No mês de junho, o projeto completa cinco anos de atividades e comemora o feito com duas edições.
Fotos: Reprodução/Som&Sol/Isadora Manerich
A primeira ocorreu em Porto Belo, no domingo, 12 de junho, e foi um sucesso de público, em um belíssimo dia, coroado com o lindo pôr do sol e uma lua cheia para abrilhantar ainda mais o evento. A Praça da Bandeira esteve repleta de gente durante todo o dia e pôde curtir muitas atrações. Já a segunda edição acontece no próximo dia 26 de junho, domingo, em Tijucas, no Casarão Gallotti, importante referência cultural para toda a região.
O projeto tem se destacado pelo fomento à economia criativa, movimentando profissionais da área da cultura, gastronomia, turismo e artesanato, entre outros. Uma das principais características do evento é o seu formato itinerante, que se adapta a espaços públicos de diversos formatos.
Sendo assim, o Som&Sol - Música na Rua já passou por quatro cidades ao longo desses anos – Tijucas, Porto Belo, Itapema e Bombinhas – e pretende realizar edições em outros municípios.
Até o momento já foram mais de 30 edições realizadas, nas quais aconteceram mais de 140 shows musicais e intervenções culturais. Além disso, pela feira que acontece durante o evento, já passaram cerca de mil marcas, com uma média de 35 expositores a cada edição.
A importância do projeto, está na oportunização do consumo de cultura às pessoas, de maneira totalmente gratuita, em espaços públicos, mas também no incentivo aos negócios do segmento da economia criativa, na geração de renda e na movimentação econômica dos locais em que o evento ocorre.