O paratleta Wendell Belarmino emocionou as redes sociais ao dedicar a medalha de prata conquistada na natação ao seu cão-guia, Ink. A amizade entre Wendell e Ink começou em 2022, quando o atleta foi contemplado após uma longa espera. Formado no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú, Ink não apenas auxilia o paratleta em sua rotina, mas também foi fundamental para sua recuperação mental e psicológica. “Posso dizer que ele é um dos maiores personagens dessa medalha”, afirmou Wendell.
Fotos: Divulgação
O projeto de formação de cães-guias no IFC de Camboriú começou em 2010 e, apesar de ter sido planejado para todo o Brasil, hoje apenas este centro permanece ativo. Dos sete centros federais criados no país, cinco nunca iniciaram atividades devido à falta de recursos. Mesmo sem apoio do Ministério da Educação (MEC), o IFC de Camboriú mantém o projeto com recursos próprios e doações, com um custo anual de aproximadamente R$ 1 milhão.
“Não é unanimidade, mas por enquanto está valendo”, declarou a diretora-geral do campus, Sirlei Albino, sobre a decisão de destinar parte do orçamento do IFC para o projeto. Desde seu início, o centro já formou mais de 20 treinadores e instrutores e entregou cães-guias para 54 pessoas com deficiência visual. Atualmente, sete cães estão em treinamento, com outros 21 na fase de socialização.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.