As câmeras do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema flagraram uma matilha de graxains, cientificamente conhecidos como Cerdocyon thous. Esses animais são considerados verdadeiros "multitarefas" da floresta, desempenhando papéis importantes no ecossistema local.
Fotos: Faaci/Divulgação
Os graxains, apelidados de "raposas-come-caranguejo", possuem uma dieta variada, que inclui frutas, insetos, roedores e até caranguejos. Além de sua versatilidade alimentar, são importantes jardineiros da Mata Atlântica, espalhando sementes por onde passam e contribuindo para a reflorestamento de áreas degradadas.
O Refúgio de Vida Silvestre de Itapema é uma área de preservação de 3.081 hectares, essencial para a biodiversidade local. O local protege nascentes que abastecem as cidades de Itapema e Porto Belo.
A área é lar de diversas espécies raras, como o gato-maracajá, que se assemelha a um mini-leopardo, e o bugio-ruivo, conhecido pelo seu vocal alto e característico. Recentemente, a presença do ouriço-cacheiro-da-mata-atlântica (Coendou spinosus) também foi registrada no Refúgio. Além disso, uma jaguatirica foi avistada na região pela primeira vez, confirmando a riqueza da fauna do local.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.