Cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tiveram uma movimentação da Polícia Federal gaúcha na manhã desta quinta-feira, 07 de outubro. Uma espécie de “Banco Central do Crime” foi desmontada. Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão e 06 de prisão foram cumpridos.
Foto: Reprodução PF/Divulgação
De acordo com uma reportagem publicada pelo site ND+, a Capital do Vale, Tijucas estava entre uma das cidades alvo dos mandados de busca e apreensão. Em Santa Catarina mandados também foram cumpridos em Itajaí, Camboriú e no Litoral Norte Catarinense.
A operação intitulada de J029 foi realizada para desarticular uma organização criminosa que fabricava, comercializava e distribuía cédulas falsas, além de lavagem de dinheiro vindos de práticas ilícitas.
O grupo criminoso atua desde 2012. Mais de 75 mil cédulas produzidas por eles já foram apreendidas, totalizando aproximadamente R$6,7 milhões em moedas falsas.
A organização criminosa comprava mercadorias, geralmente celulares e eletrônicos usados, por meio de plataformas de negociação, a medida era uma estratégia para repassar as notas falsas.
O líder, considerado um dos maiores falsificadores de moeda no Brasil, estava foragido desde 2016, foi preso no final de julho deste ano. O homem já tinha condenação pela Justiça Federal pelo mesmo crime e, após ser preso, também foi indiciado pela Polícia Federal.
O nome da Operação “J029” faz alusão à classe das cédulas produzidas pela organização criminosa investigada, segundo classificação do Banco Central do Brasil.
Fonte: Polícia Federal Rio Grande do Sul e ND+
_________________________________________________________________________________________________
FLAGRANTE INUSITADO: Caminhão é abordado com plástico no lugar de para-brisas
Criminosos arrombam porta e furtam cabos de energia em estádio de futebol
_________________________________________________________________________________________________
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.