Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 19 das 20 cidades brasileiras com maior consumo de alimentos ultraprocessados estão em Santa Catarina. O estudo, publicado no final do primeiro semestre deste ano, utiliza dados do Censo e da Pesquisa de Orçamentos Familiares, ambos do IBGE, para estimar a participação desses produtos na dieta da população.
Os ultraprocessados são alimentos produzidos em diversas etapas industriais e compostos por substâncias derivadas de ingredientes artificiais ou extraídos de outros alimentos. Entre os exemplos mais comuns estão pizzas e lasanhas congeladas, biscoitos, salgadinhos e macarrão instantâneo.
Florianópolis lidera o ranking nacional, com 30% das calorias do consumo diário provenientes de ultraprocessados. Na sequência aparecem São José (28,3%), Balneário Camboriú (27,8%), Palhoça (27,7%) e São João Batista (27,2%). A média brasileira é de 20%. Balneário Camboriú, Tijucas, São João Batista e Itapema estão entre as cidades catarinenses que figuram na lista. Itapema aparece com 26,69% e Tijucas registra 26,63% do consumo calórico advindo de ultraprocessados.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.