A Secretaria Municipal de Agricultura de São João Batista emitiu um alerta aos produtores rurais do município após a confirmação de um foco de raiva em bovinos na localidade de Boa Esperança, em Major Gercino, município vizinho. A informação foi divulgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) na última semana.
Diante da situação, a recomendação é para que os produtores vacinem imediatamente bovinos, ovinos, caprinos e equinos, e redobrem a atenção quanto a sinais clínicos da doença nos rebanhos. Entre os principais sintomas estão: andar cambaleante, tremores, salivação excessiva, isolamento e mudança de comportamento.
Foto: OlhoVivoCan/Divulgação
A raiva é uma doença grave e letal, que pode ser transmitida aos seres humanos, especialmente por meio do contato com a saliva de animais infectados, como morcegos hematófagos. Outros mamíferos, incluindo bovinos, equinos e caprinos, também podem atuar como transmissores acidentais.
A Secretaria reforça que, em caso de suspeita, o produtor deve evitar qualquer contato com o animal doente e comunicar imediatamente os órgãos competentes. Abrigos de morcegos ou a presença de feridas semelhantes a mordidas também devem ser informados à Cidasc.
Para mais informações e orientações, os produtores podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de São João Batista pelo telefone ou WhatsApp (48) 3265-9806, ou presencialmente na Intendência Distrital de Tigipió.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.