Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, Santa Catarina continua sob a influência de um tempo instável. As regiões centrais e leste do estado, especialmente as áreas litorâneas, enfrentam chuva persistente devido à circulação marítima. O risco de ocorrências relacionadas à chuva, como deslizamentos e alagamentos, permanece alto a muito alto no Vale do Itajaí, Planalto Sul e litoral catarinense, enquanto o risco é moderado a alto nas demais áreas.
Foto: VipSocial / Divulgação
A chefe da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, informou que até o momento não houve ocorrências graves relacionadas a alagamentos ou deslizamentos aqui na região, mas alguns alagamentos pontuais foram registrados em ruas devido ao acúmulo de chuva. Ela ainda ressalta que a Defesa Civil está em contato com a Secretaria de Obras, SAMAE e Secretaria de Agricultura para monitorar a situação.
Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade moderada a forte, e as temperaturas variam entre 9 e 25°C. A agitação marítima também aumenta, resultando em um mar agitado ao longo de toda a costa, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros e picos de até 3,0 metros em alto mar, apresentando risco moderado para atividades de pesca e navegação.
Na madrugada da sexta-feira (11), uma baixa pressão começará a se aprofundar, formando um ciclone próximo à costa. Este fenômeno deve intensificar as chuvas no estado, começando pelo Grande Oeste e se deslocando para as demais regiões ao longo do dia. Espera-se um acumulado expressivo de chuvas, com risco alto a muito alto para a metade leste do estado e moderado a alto nas demais áreas. As temperaturas devem oscilar entre 12 e 24°C, e os ventos continuarão persistentes, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e litoral, com rajadas de intensidade moderada a forte.
No sábado (12), o deslocamento do ciclone para o oceano trará uma mudança no clima. O dia começará com variação de nuvens e chuvas fracas, mas a influência de uma alta pressão permitirá a maior parte do dia ensolarado. Apesar disso, o risco de deslizamentos permanecerá alto devido ao encharcamento do solo. As temperaturas mínimas estarão entre 12 e 20°C, enquanto as máximas poderão variar de 21 a 31°C, com os maiores registros nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. O mar continuará agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de 2,0 a 2,5 metros e picos de até 3,0 metros em alto mar.
Entre domingo (13) e segunda-feira (14), o sol deve aparecer em todas as regiões, embora a segunda-feira possa trazer maior nebulosidade no litoral e chuvas rápidas. No Grande Oeste, a predominância será de sol entre poucas nuvens.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.