Dez réus envolvidos na Operação Iceberg, deflagrada em 2016 para investigar um esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Tijucas, foram condenados. A sentença, assinada pelo juiz José Adilson Bittencourt Junior, foi publicada na semana passada e aponta um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos.
De acordo com as denúncias, os réus recebiam valores indevidos ao simularem participação em cursos fictícios promovidos por empresas criadas para simular os eventos. Os envolvidos recebiam diárias e taxas de inscrições, mesmo sem comparecer aos cursos. Os documentos revelaram que, em muitos casos, os réus sequer viajavam ou frequentavam as aulas, assinando listas de presença e recebendo certificados falsificados.
Foto: VipSocial/Arquivo
As penas variam de 2 anos e 4 meses a 3 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Os condenados são: Antídio Pedro Reis, Elizabete Mianes da Silva, Fernando Fagundes, Jean Carlos de Sieno dos Santos, José Leal Silva Júnior, Oscar Luiz Lopes, Sidney Machado, Vilson José Porcíncula, Lialda Lemos Elizandro e Paulo Sartori. Em todos os casos, houve aplicação de pena privativa de liberdade, multa e substituição por prestação pecuniária e serviços comunitários.
O juiz concedeu aos réus o direito de recorrer da decisão em liberdade, considerando que eles permaneceram assim durante todo o processo e por não existirem requisitos para prisões preventivas.
Os presidentes do legislativo a época dos fatos e envolvidos na mesma operação ainda serão julgados.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.