O padre Vicente de Paula Neto, que fazia parte da Comunidade Bethânia, foi indiciado por dois casos de importunação sexual em Brusque, e oficialmente denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O processo foi encaminhado ao juiz responsável, que deverá analisar o recebimento da denúncia e os próximos passos da ação penal.
Fotos: Jornal O Município/Divulgação
Segundo informações publicadas pelo Jornal O Município, antes de formalizar a denúncia, o MP-SC ofereceu ao investigado um acordo de não persecução penal, instrumento previsto na legislação que permite a suspensão do processo criminal mediante o cumprimento de medidas alternativas, como prestação de serviços à comunidade ou pagamento de multa. O benefício, no entanto, foi recusado pelo padre, o que motivou o oferecimento da denúncia à Justiça.
A denúncia representa um novo avanço em um caso que ganhou repercussão estadual desde 12 de dezembro de 2025, quando a Delegacia de Polícia Civil da Comarca (DPCO) de Brusque informou o indiciamento do primeiro episódio envolvendo o religioso.
Em decorrência das investigações, a Diocese determinou, de forma temporária, a proibição do exercício público do ministério sagrado por parte de Vicente de Paula Neto. A medida impede o religioso de celebrar missas, administrar sacramentos, presidir cerimônias religiosas, realizar pregações ou atuar oficialmente como padre em atividades públicas ou institucionais.
Com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o processo foi encaminhado à vara competente. Caberá ao magistrado decidir sobre o recebimento da ação penal e a marcação da audiência de instrução e julgamento. Após a oitiva das partes, de eventuais testemunhas e da análise das provas, será proferida a sentença.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.