O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina está dando um passo à frente na melhoria dos serviços de atendimento às emergências ao introduzir motocicletas adaptadas, conhecidas como "motolâncias." A cidade de Itapema é a pioneira a receber essa inovação, que visa agilizar o atendimento pré-hospitalar (APH) em locais congestionados e de difícil acesso.
A escolha pela implementação desse novo serviço se deve à sua agilidade e eficácia. Dionísio Medeiros, diretor do APH Móvel, destaca as inúmeras vantagens desse novo recurso, afirmando que ele reduz o tempo de resposta às ocorrências e tem um custo operacional significativamente inferior ao de uma ambulância convencional.
Foto: SecomSC/Divulgação
As motolâncias estão totalmente equipadas para fornecer cuidados de saúde essenciais, incluindo desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. Essas motos funcionarão em apoio às Unidades de Suporte Básico (UBS) e Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu.
As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem altamente treinados, capazes de realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente até a chegada de uma ambulância convencional ou uma equipe médica especializada.
O acionamento dessas motocicletas será feito pela Central de Regulação de Urgências de Balneário Camboriú, e sua cobertura abrangerá as cidades de Itapema e Porto Belo. Esses veículos estarão operacionais todos os dias, das 7h às 19h, com a possibilidade de expansão do horário de atendimento, dependendo da gravidade da situação.
Dionísio ressalta a importância das motolâncias como um complemento essencial às ambulâncias tradicionais, pois, com velocidade, segurança e precisão, os profissionais de saúde poderão intervir em situações onde cada minuto conta e faz a diferença na preservação de vidas.
Para que outras cidades de Santa Catarina possam adotar esse inovador serviço, os prefeitos e secretários de Saúde interessados devem enviar um ofício à Superintendência de Urgência e Emergência (SUE). No entanto, antes da implantação, será realizado um estudo de viabilidade técnica e detalhamento para determinar a viabilidade do serviço em cada município.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.