Quase três anos após a conclusão das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, finalizadas em dezembro de 2021, a região da Barra Sul ainda enfrenta problemas de erosão. Um “degrau” de areia se formou próximo ao deck, dificultando o acesso dos banhistas ao mar e levantando preocupações sobre a estabilidade da área.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, o problema ocorreu devido à maior quantidade de areia depositada na Barra Sul em comparação com outros trechos da obra, algo previsto no projeto original. Para mitigar a erosão, a prefeitura propôs ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) a instalação de geotubos, mas o órgão ambiental não autorizou a medida, justificando que a Praia Central ainda está em período de “acomodação” após o alargamento.
Foto: Rádio Menina/Divulgação
Maria Heloísa explicou que a areia depositada na Barra Sul "não está sendo perdida, está ficando submersa" devido à maré fraca, que não consegue devolver a areia à praia como ocorre em outras partes da orla. Embora o IMA não tenha especificado um prazo para o fim dessa acomodação, a secretária acredita que serão necessários cerca de cinco anos para avaliar completamente os efeitos do alargamento na Praia Central.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.