Já está finalizado decreto do Governo do Estado de Santa Catarina que vai transferir para o Estado as escolas cívico-militar no Estado. A expectativa é que até o fim de novembro seja feita a publicação do decreto.
O anúncio foi feito pelo deputado estadual Lucas Neves, do Podemos, através de um vídeo nas redes sociais. Ele esteve reunido com a Secretaria de Estado da Educação para tratar do assunto e recebeu a confirmação.
Fotos: Arquivo/Divulgação
A versão estadual do Programa de Escolas Cívico-Militares que foi instituído no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, deverá ter outro nome. Após o decreto passará a se chamar Programa Escolas Cívico-Familiares.
Para atuar nas escolas são contratados policiais e bombeiros da reserva que atuam no cuidado da aplicação das disciplinas. Atualmente, Santa Catarina tem nove escolas cívico-militares, que passam a serem custeadas pelo Estado, além de outras 12 que são municipais.
Nova modelo será gerido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A implantação do novo programa deve iniciar em 2024.
Em julho, após a decisão do Governo Federal de interromper a continuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2024, o Governo de Santa Catarina anunciou que iria manter as atividades das unidades nesse modelo no estado.
No modelo cívico-militar, os profissionais da segurança fornecem suporte nas ações de combate à evasão escolar, no projeto de valores e nas questões administrativas da escola.
Os militares também atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto os profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho pedagógico.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.