O bordado de crivo, herança da colonização portuguesa no litoral de Santa Catarina, ganha novo fôlego com o lançamento do fotolivro "As Criveiras de Bombinhas". Idealizada pelo designer, artesão e criveiro Bruno Francisco da Silva, a obra registra em imagens e entrevistas o trabalho das mulheres que mantêm viva essa tradição artesanal no município de Bombinhas.
A publicação, de tiragem inicial limitada, foi distribuída a pessoas diretamente ligadas à prática e à pesquisa do bordado crivo. O autor pretende viabilizar uma nova edição com maior financiamento, mas, desde já, o conteúdo completo está disponível ao público por meio de uma galeria virtual, que inclui recursos audiovisuais: https://bit.ly/AsCriveirasDeBombinhas.
Foto: Clarissa Herrig/Divulgação
Com registros fotográficos assinados por Clarissa Herrig, o projeto é fruto de uma convivência próxima com as artesãs. Segundo Bruno Francisco, o interesse crescente por bordados manuais torna essencial o conhecimento das origens e do contexto das técnicas tradicionais.
Essa reportagem foi produzida pela equipe do VipSocial e veiculada no Jornal Vip desta terça-feira, dia 22 de julho.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.