Buscando por?

Notícias

Governador Celso Ramos reconhece pesca artesanal do camarão sete barbas como patrimônio cultural

Nova lei municipal celebra importância histórica e econômica da prática pesqueira e homenageia comunidades de pescadores
Por: Jonas Hames - 30/05/2024 09:00min- Governador Celso Ramos

 

Em Governador Celso Ramos, a Pesca Artesanal do Camarão Sete Barbas foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial do município. A medida está prevista na Lei Municipal 1.809, de 23 de maio de 2024. A lei visa celebrar a importância histórica, cultural e econômica dessa prática para o município e homenagear os pescadores e suas comunidades, que garantem o sustento de suas famílias por meio deste trabalho artesanal.

Características da Pesca Artesanal

A lei municipal destaca as características únicas da pesca artesanal do camarão sete barbas. As embarcações utilizadas são botes de madeira com motor central ou lanchas de boca aberta com proas duplas e cascos de escamas. A principal ferramenta de captura é a rede de arrasto, confeccionada em malha e equipada com portas de madeira, mangas, boca, túnel e um ensacador específico.

 

Foto: Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Rotina de Sol a Sol

A pesca artesanal se desenvolve “de sol a sol”, com as embarcações partindo e retornando às praias ao longo do dia. As praias frequentemente utilizadas pelos pescadores incluem:

- Praia do Canto dos Ganchos

- Praia dos Calheiros

- Praia de Ganchos do Meio

- Praia de Ganchos de Fora

- Praia de Palmas

- Praia da Armação da Piedade

- Praia da Fazenda da Armação

- Praia da Costeira da Armação

- Praia da Caieira do Norte

Homenagem às Descascadeiras de Camarão

Um destaque da nova lei é o reconhecimento do trabalho das “descascadeiras de camarão”. Essas mulheres são responsáveis por gelar, descascar, lavar, embalar e congelar o camarão, garantindo a qualidade e o frescor do produto para os consumidores. A lei visibiliza e valoriza o papel fundamental das mulheres na atividade pesqueira artesanal.

Contribuição para a Economia e Cultura Local

Mais do que um reconhecimento das técnicas e dos equipamentos utilizados, a nova lei municipal enaltece a contribuição dos pescadores para a economia local e para a preservação da cultura pesqueira. Este é um patrimônio inestimável para o município e para as famílias que dependem dessa atividade para o seu sustento.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!