Buscando por?

AO VIVOTARDE DE FÉ

Notícias

Governo de SC quer tirar projeto de transporte aquaviário do papel; Biguaçu é uma das cidades envolvidas no plano

Projeto piloto da SPAF prevê embarcações saindo do município no eixo norte das rotas, com tarifas acessíveis e foco no transporte público
Por: Bernardo Roa - 16/10/2026 16:35min- Biguaçu
Compartilhe nas redes sociais

A região da Grande Florianópolis pode ganhar uma nova alternativa de transporte público em um futuro não tão distante. O Governo de Santa Catarina está articulando com municípios da região um projeto piloto de transporte aquaviário intermunicipal, que prevê rotas ligando o continente ao Centro de Florianópolis pela água.

 

Fotos: Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias/Reprodução

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

BIGUAÇU NO MAPA DAS ROTAS

O plano preliminar da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) prevê dois eixos de navegação ligando o continente ao Centro de Florianópolis. No eixo norte, a proposta é que as embarcações partam de Biguaçu, com a possibilidade de parada em São José antes de chegar à capital. No eixo sul, a rota sairia de Palhoça, também com parada opcional em São José.

Além de Biguaçu, já aconteceram reuniões com os prefeitos de Palhoça e Florianópolis. O encontro com São José ainda não foi realizado. Participaramm dos encontros, além da SPAF, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de SC (Sudesc).

 

FOCO DA DISCUSSÃO

Nas visitas aos municípios, o Estado apresentou o planejamento do projeto e colheu percepções locais sobre rotas, locais para a instalação de terminais de passageiros e compartilhamento de dados. A proposta é formalizar acordos de cooperação com cada prefeitura para avançar nas etapas seguintes, que incluem projetos, licenças, construção e operação.

 

 

"Sabemos que os municípios podem contribuir diretamente para o desenvolvimento desse projeto. Alguns deles têm as suas próprias propostas e acreditamos que juntos podemos construir uma solução para melhorar a mobilidade na Grande Florianópolis", disse o secretário da SPAF, Ivan Amaral, ao afirmar que a iniciativa parte de uma determinação do governador Jorginho Mello.

 

COMO O SERVIÇO FUNCIONARIA

Na primeira fase, o transporte será exclusivo para pedestres e ciclistas, com foco na melhoria do transporte público. As passagens serão subsidiadas pelo Governo do Estado para garantir tarifas acessíveis à população.

Após a definição dos terrenos e rotas, o projeto deverá determinar o modelo de embarcação a ser utilizada, os sistemas tecnológicos necessários e o modelo de contratação do operador do serviço. A SPAF também está buscando referências em outros estados. "Nós também estamos buscando exemplos pelo Brasil, de operações que vêm dando certo, para entender como podemos formatar o nosso projeto", completou Amaral.

 

ÓRGÃOS POR TRÁS DO PROJETO

Para conduzir o projeto, a SPAF instituiu um Grupo de Trabalho com representantes das Secretarias de Infraestrutura, Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e Casa Civil, além da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), da PGE e da Sudesc.

O objetivo do projeto vai além da mobilidade urbana. Segundo o secretário, a proposta também busca coletar dados para subsidiar futuras concessões e fomentar a cultura náutica e o turismo em Santa Catarina.

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.