Um homem de 58 anos foi condenado nesta semana a dois anos e 10 meses de prisão por crime de racismo, em Tijucas. A decisão foi proferida pela comarca do município, mas o réu ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça. Enquanto aguarda o julgamento do recurso, ele permanece em liberdade.
O caso ocorreu no fim de 2023, dentro de uma agência do Banco do Brasil, e foi registrado por câmeras de segurança. Segundo o processo, o homem não conseguiu passar pela porta giratória de segurança e foi orientado pelo vigilante Eric Santana dos Santos, de 47 anos, a deixar objetos metálicosm como celular e chaves, em uma gaveta coletora, conforme o procedimento padrão.
Incomodado com a abordagem, o cliente passou a ofender outro funcionário da agência e, em seguida, voltou-se contra o vigilante com xingamentos, gestos obscenos e imitações de um macaco antes de deixar o local.
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
O vigilante, que atua na função há 10 anos, conseguiu anotar a placa do carro do agressor, o que possibilitou sua identificação. O caso foi registrado na Polícia Civil com base em testemunhas e nas imagens de vídeo.
O nome do réu não foi divulgado porque o processo segue em segredo de Justiça. Caso o Tribunal de Justiça mantenha a condenação, o homem deverá cumprir a pena em regime aberto, com obrigação de passar as noites na prisão.
Essa reportagem foi produzida pela equipe do VipSocial e veiculada no Jornal Vip desta quarta-feira, dia 23 de julho.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.