Itapema e Tijucas são os melhores municípios para viver depois dos 60 anos na região, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). A pesquisa avaliou indicadores de saúde, socioambiental e economia.
Os municípios foram divididos entre cidades grandes, médias e pequenas. De acordo com o relatório, Itapema aparece na posição 12º (Médias), Tijucas 82º (Médias), Governador Celso Ramos 320º (Pequenas), São João Batista 479º (Médias), Major Gercino 536º (Pequenas), Nova Trento 578º (Médias), Bombinhas 938º (Pequenas) e Canelinha 1748º (Pequenas).
Das grandes cidades do Estado Florianópolis aparece no quarto lugar. Ainda constam entre as 20 melhores na categoria Grandes, outras quatro cidades do estado: Balneário Camboriú (oitavo), Jaraguá do Sul (11º), Itajaí (13º) e Blumenau (20º). O estudo aponta que o envelhecimento populacional ocorre de forma relativamente homogênea nas cidades brasileiras, mas a qualidade de vida dos idosos não parece avançar com a mesma velocidade e abrangência nas diferentes localidades.
Fotos: Arquivo/Divulgação
Dados do Censo de 2022 apontam que a média de idade da população de Itapema é de 34 anos. Os dados detalhados revelam que, depois de Major Gercino, a cidade com a segunda maior média de idade é Nova Trento, com uma idade mediana de 37 anos, seguida por Canelinha, que apresenta uma média de 34 anos. São João Batista tem uma média de 33 anos, e Tijucas, por outro lado, exibe uma média de 32 anos de idade.
De acordo com dados levantados pelo IBGE, relacionados ao Censo 2022, a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. A previsão é que, em 2050, um a cada quatro brasileiros tenha 60 anos ou mais.
Em sua terceira edição, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) mediu o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais.
O IDL é um índice criado pelo Instituto de Longevidade com o propósito de acompanhar os indicadores que representam as ofertas de serviços e infraestrutura que atendem a população idosa nos municípios do país.
Os indicadores mostram que os melhores municípios para envelhecer investiram em Saúde, como melhores estabelecimentos de saúde, leitos hospitalares, profissionais de saúde, cobertura vacinal e combate aos óbitos por infecções, causas nutricionais e doenças do aparelho circulatório.
Também é relevante os fatores socioambientais que afetam a qualidade de vida da população com 60 anos ou mais, como o engajamento cívico de idosos, relações afetivas, conectividade e aprendizado contínuo entre os idosos.
Outro ponto importante é a produção de riqueza municipal, capacidade de consumo de aposentados, segurança financeira, segurança e vulnerabilidade social dos idosos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.