Buscando por?

Notícias

Itapema lança ciclo do Cidade Empreendedora para impulsionar a economia

Parceria com o Sebrae foca em desburocratização, inclusão socioprodutiva e capacitação para um novo ciclo de desenvolvimento até 2026
Por: Jonas Hames - 20/05/2025 09:00min- Itapema
Compartilhe nas redes sociais

Itapema iniciou nesta segunda-feira,19 de maio, o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa visa transformar o ambiente de negócios da cidade por meio de ações práticas, fortalecendo a economia local, qualificando a gestão pública e promovendo a inclusão socioprodutiva.

A nova etapa do programa, que se estenderá até dezembro de 2026, prevê uma série de soluções para incentivar o empreendedorismo, capacitar servidores públicos, promover a educação empreendedora nas escolas e ampliar oportunidades para grupos em situação de vulnerabilidade, como os catadores de materiais recicláveis.

 

Fotos: PMI/Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O prefeito Alexandre Xepa destacou a importância da iniciativa. "Essa é uma ferramenta importante para pensar o futuro da nossa cidade com planejamento e foco nas pessoas. Vamos fortalecer quem empreende, desburocratizar processos e garantir que os avanços cheguem para todos, principalmente para quem mais precisa", afirmou.

Os eixos estratégicos do programa foram definidos com base em dados do Sebrae e nas demandas locais. Entre eles estão a modernização da gestão pública, o fortalecimento da Sala do Empreendedor, o acesso ao crédito, as compras públicas, o desenvolvimento das vocações econômicas, a elaboração do Plano Municipal de Turismo e ações de inclusão produtiva.

 

 

De acordo com um levantamento do Observatório do Sebrae/SC, Itapema se destaca atualmente como a segunda cidade mais empreendedora de Santa Catarina, registrando 19.384 pequenos negócios. Desse total, 9.581 são Microempreendedores Individuais (MEIs), 8.178 são microempresas e 1.625 são empresas de pequeno porte.

Um dos focos do programa será a criação do Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de apoiar setores estratégicos e fortalecer a atratividade turística local. "Outro destaque é a inclusão socioprodutiva, que pretende estimular o empreendedorismo entre grupos mais vulneráveis, criando oportunidades mais justas e sustentáveis", concluiu Juliana.

 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.