Buscando por?

Notícias

Itapema lidera processos trabalhistas com aumento de 41,5% em 2025

Impacto se reflete diretamente em Tijucas, Bombinhas e Porto Belo, aponta TRT-SC
Por: Tiffane Soares - 09/02/2026 17:22min- Itapema
Compartilhe nas redes sociais

A Justiça do Trabalho de Santa Catarina registrou, em 2025, o maior volume de novos processos trabalhistas de sua história. Ao todo, 99.866 ações deram entrada nas 60 Varas do Trabalho do estado, número recorde em mais de 90 anos da instituição.Os dados são da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), com base no sistema e-Gestão, que reúne estatísticas da Justiça do Trabalho em todo o país.

 

Fotos: TRT da 12ª Região/Anderson Coelho/FOlha Press/Reprodução

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O volume registrado em 2025 representa um aumento de 15% em relação a 2024 e consolida uma tendência de alta iniciada após 2022. Desde 2021, o crescimento acumulado é de 65%, retomando patamares anteriores à reforma trabalhista. O recorde anterior havia sido registrado em 2016, com 98.902 ações.

 

 

 

Itapema lidera e puxa a região

Entre todas as Varas do Trabalho de Santa Catarina, Itapema ocupou o primeiro lugar no ranking de processos recebidos em 2025, com 3.313 novas ações, além de registrar um dos maiores crescimentos percentuais do estado, com alta de 41,5%.

A Vara do Trabalho de Itapema possui jurisdição também sobre Porto Belo, Bombinhas e Tijucas, o que faz com que a elevação no número de ações reflita diretamente a realidade desses municípios.

 

 

 

De acordo com a juíza titular da Vara do Trabalho de Itapema, Patrícia Braga Medeiros, o principal fator por trás do aumento é o forte crescimento da construção civil na região. Segundo ela, muitas obras são terceirizadas para empreiteiras sem estrutura financeira adequada para cumprir obrigações trabalhistas básicas, o que acaba gerando uma grande quantidade de ações judiciais.

Outro fator apontado é a economia sazonal típica do litoral. Negócios que funcionam apenas durante a temporada de verão, como bares, mercados e estabelecimentos comerciais, encerram as atividades nos meses seguintes e deixam trabalhadores sem o cumprimento dos direitos legais, o que os leva a buscar a Justiça do Trabalho.

 

 

Volume histórico no estado

Além do crescimento no número de ações recebidas, a Justiça do Trabalho catarinense também ampliou sua capacidade de resposta. Em 2025, foram 86,8 mil processos solucionados, contra 80,2 mil no ano anterior. Do total, 55% foram encerrados por sentença e 45% por acordo.

A evolução anual mostra a retomada da demanda após a queda registrada em 2018, ano seguinte à entrada em vigor da reforma trabalhista, quando houve redução de cerca de 30% nos novos processos. Especialistas associam parte do aumento recente à decisão do Supremo Tribunal Federal que isentou beneficiários da justiça gratuita do pagamento de honorários de sucumbência, o que teria liberado demandas que estavam represadas.

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.