Buscando por?

Notícias

Lançamento de livro revive história da primeira Colônia Italiana no Brasil

Obra de José Sardo destaca a trajetória dos imigrantes italianos na Colônia Nova Itália, em São João Batista
Por: Jonas Hames - 10/07/2024 09:00min- São João Batista

 

Nesta quarta-feira, 10 de julho, às 19h, a Câmara de Vereadores de São João Batista será palco do lançamento do livro “Nova Itália, a primeira colônia italiana no Brasil”, escrito por José Sardo. A obra, fruto de mais de 20 anos de pesquisa, oferece uma visão rica e detalhada sobre a primeira comunidade de imigrantes italianos no Brasil, localizada no bairro Colônia Nova Itália. O evento integra a programação de aniversário de 66 anos de emancipação do município.

 

 

Autor e pesquisa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Sardo é conhecido por seu profundo conhecimento histórico e dedicação à preservação da memória cultural da localidade. Em “Nova Itália”, ele combina dados históricos com memórias pessoais, criando uma narrativa envolvente e informativa. “Este livro é a realização de um antigo sonho pessoal, mas acredito que também seja uma aspiração de todos aqueles imigrantes e seus descendentes para que essa história não caísse no esquecimento coletivo”, afirma Sardo.

 

 

Contexto histórico

A obra destaca eventos marcantes, como a criação da Colônia Nova Itália em 1836, a difícil adaptação dos imigrantes à realidade hostil da mata atlântica, a convivência conflituosa com os indígenas e o isolamento geográfico que desafiou a resiliência das famílias ao longo de quase 200 anos de história. “Entre os colonos italianos, é muito forte a ideia de consagração à família. Muitos dos sacrifícios que eles fizeram em terras tão desafiadoras encontraram força na promessa de garantir melhor vida para a sua descendência”, ressalta o autor.

 

 

Aspectos culturais e histórias pitorescas

O livro também explora aspectos culturais da comunidade, assim como histórias pitorescas repassadas de pai para filho ao longo das gerações. “A obra é uma homenagem aos imigrantes italianos e suas contribuições para a formação da identidade cultural de São João Batista”, destaca a filha do autor, a professora Rosana Sardo, que participou do processo de pesquisa do livro.

Correção histórica

Para o autor, o livro é, acima de tudo, um testemunho da luta e do triunfo dos imigrantes italianos que, com suas próprias mãos, moldaram o destino da Colônia Nova Itália. A obra ajuda a corrigir equívocos históricos e registrar a verdadeira datação da colonização italiana no Brasil, que se inicia em 1836, e não na década de 1870 como comumente se acredita.

 

 

Evento de lançamento

O evento de lançamento é aberto ao público e promete ser uma noite de celebração da história e cultura de São João Batista. A expectativa é de que a obra contribua para um maior reconhecimento e valorização da herança cultural italiana na região.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!