Buscando por?

Notícias

Liguem as máquinas: Uma estrada separa Emerson, Paulinho e Paulinha

Emerson Stein, prefeito Paulinho e deputada Paulina apresentam visões diferentes para novo acesso entre Porto Belo e Bombinhas
Por: Jonas Hames - 25/10/2023 17:00min

 

Quando se trata de política, dá para apelar para o Hamlet de Shakespeare, quando diz que ‘há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe sua vã filosofia’. Muita coisa. Uma observada ‘rapidinha’ para os políticos da região, a máxima se cristaliza. A polêmica do novo acesso a Bombinhas, fala por si.

Um cabo de guerra, com dois lados puxando. De um lado Emerson Stein com audiência pública, encontro com secretários e projeto em andamento; do outro Paulinho e Paulinha com um velho acesso abandonado e máquinas ligadas. E claro, câmeras filmadoras.

 

Foto: Arquivo/Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O diálogo aqui é marginal, e a corrida é para ver quem consegue fazer primeiro uma estrada ligando Bombinhas a BR-101 primeiro. O Stein anunciou no mês passado, uma audiência pública para tratar o tema. Fez a reunião. No mesmo mês, Paulinho e Paulinha divulgaram vídeo dizendo que já tinham a solução: uma antiga estrada inativada poderia ser a saída.

Tratam-se de duas estratégias distintas, mas ambos os políticos, usam métodos parecidos. Os vídeos nas redes sociais são bem elaborados, com imagens de drone, trilha sonora e falas assertivas, com entonação que dá segurança para quem vê e ouve: ‘nós vamos resolver’. No liquidificador, quem sabe, pudesse juntar as duas ideias. Daria mais agilidade para acabar em definitivo com o caos do trânsito entre Porto Belo e Bombinhas.

 

 

Qual lado cederia? Sempre a espera de quem lança o próximo vídeo, foto ou fato.

Na terça, Paulinha e Paulinho publicaram imagens. Nas fotos aparece o casal bombinense caminhando pela velha estrada. Na legenda: “a luta pela reabertura da estrada antiga, mais um acesso para dar dignidade para quem reside e visita Bombinhas avança”. Já o Instagram da deputada elaborou um pouco melhor.

 

 

Seguimos trabalhando para tornar realidade o segundo acesso a Bombinhas e Porto Belo, um sonho de décadas. Ontem acompanhamos a vistoria do técnico do Instituto do Meio Ambiente na estrada, mais um passo para conseguirmos a autorização para manutenção e uso da via”.

Paulinha, deputada estadual

 

O contragolpe veio nesta quarta-feira, 25 de outubro. Emerson Stein divulgou um vídeo afirmando que terminou o prazo para que os cidadãos apresentassem ideias para o projeto. Ele também anunciou que esteve com o secretário de Infraestrutura Jerry Comper para tratar do projeto novo acesso.  

 

Estaremos nos próximos dias, sentando como o Governador para dar o pontapé inicial neste projeto tão importante para nossa cidade Porto Belo e Bombinhas”.

Emerson Stein, deputado

 

 

O Secretário de Estado teria dado o sinal verde para o projeto.

Naturalmente, estamos falando de um reduto eleitoral pequeno, os votos são disputados um a um, e nesse sentido marcar território, faz sentido. Não deveria, mas metaforicamente faz. Em poucos quilômetros de distância temos Porto Belo e Bombinhas. Respectivamente, 21.932 e 25.058 habitantes; e horas incalculáveis de filas.

De onde for, a solução precisa vir.

 

O eles querem afinal?

A proposta da deputada Paulinha é reestabelecer um acesso que já existe, e que sai no Bairro Vila Nova em Porto Belo. Já a proposta de Emerson usa a mesma rota, só é mais abrangente, ampliando em outras alternativas para a retirada do fluxo das principais vias da cidade. Novas entradas seriam criadas margeando a BR-101.

 

 

Na solução apresentada pelo deputado Stein, a urbanização de Porto Belo conheceria novos limites, permitindo um avanço no crescimento do município. A alternativa da deputada Paulinha é mais imediata, trabalha em uma estrada que já existe, fazendo melhorias, no entanto, não tiraria todo o trânsito do centro de Porto Belo, já que o acesso terminaria na rótula próximo da subestação da Celesc.

Em maior ou menor grau, o problema para Porto Belo, permaneceria.

 

 

A estrada como bandeira

Emerson Stein assumiu o novo acesso como uma bandeira, o que forçou o outro lado, a correr atrás e colocar cartas na mesa. Paulinha já governou Bombinhas, antes de assumir vaga na Assembleia Legislativa; e não quer ver o político vizinho levar essa. A história de quem é o pai da criança.

Nos bastidores há informações de atropelamentos. Um pedido de autorização que aguarda despacho nos órgãos ambientais para a abertura da estrada teria sido ignorado, a fim de acelerar o processo.

 

 

No final o que importa? Que o novo acesso seja construído, e que as filas para acessar os municípios sejam minimizadas. Foi dada a largada. Ao pé da letra essa disputa nem é de todo ruim, já que pode apressar o processo. Esperamos o próximo fato, vídeo ou foto.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!