Reportagem: VipSocial.TV
Outra operação da Polícia Federal foi deflagrada, na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, Operação Mar Aberto, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que age no tráfico internacional de cocaína. Mais uma vez cidades da Costa Esmeralda estão entre os alvos. Mandados de Busca e Apreensão foram cumpridos em Itapema e Porto Belo.
Foto: PF/Divulgação
Os criminosos movimentavam toneladas de cargas de cocaína através de embarcações pesqueiras que iam até o alto mar e de lá os carregamentos eram resgatados por embarcações estrangeiras e levadas para países da África e Europa.
Ao todo, 20 mandados de busca e apreensão são cumpridos por aproximadamente 100 policiais federais nas cidades catarinenses, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Navegantes e São José, no Paraná, Curitiba e Matinhos e em Itapemirim, no Espírito Santo. Há ainda outros seis mandados de prisão preventiva de outros investigados.
Na ação, autorizada pela 1ª Vara Federal de Itajaí, também estão sendo sequestrados veículos, imóveis, uma quantia não divulgada em dólares que estava em Itapema e duas embarcações de pesca industrial, pertencentes ao grupo criminoso.
As investigações iniciaram em outubro de 2020, onde foi apurado que a organização criminosa se apossou de barcos de pesca industrial para transportar grandes quantias de cocaína para o exterior.
Além da aquisição de barcos de grande autonomia e capacidade de armazenamento de carga, foram contratadas tripulações especializadas na atividade de navegação marítima para realização de longas travessias intercontinentais.
Simulações de operações de pesca eram feitas para que os criminosos levassem o carregamento de cocaína para os pontos onde eram resgatadas pelas embarcações estrangeiras.
Três barcos pesqueiros, operadores logísticos e gerentes operacionais em solo foram identificados.
No dia 03 de julho deste ano uma embarcação foi abordada na foz do rio Itajaí-Açu, ela estava carregada com 2,8 toneladas de cocaína escondidas em meio a uma camada densa de gelo. Os 07 tripulantes foram presos em flagrante.
Dias depois, 20 de julho, outra embarcação foi abordada na costa de Porto Belo, 844 quilos de cocaína estavam escondidos no porão da embarcação em meio às redes de pesca. Foram presas em flagrante 08 pessoas.
__________________________________________________________________________________
Barco pesqueiro com porão recheado de cocaína é apreendido
__________________________________________________________________________________
No dia 16 de setembro ocorreu uma segunda fase da investigação, chamada de operação Coroa, outros 07 envolvidos também foram presos, todos ligados a atividades logísticas do tráfico.
A terceira embarcação estava sendo monitorada desde o porto de Natal no Rio Grande do Norte, de onde partiu no dia 27 de fevereiro. Quando se aproximou do litoral de Recife teria sido carregada com 2.800 quilos de cocaína e seguiu viagem rumo à costa da África. Perseguida em alto mar, a tripulação teria dispensado as bolsas náuticas que continham a droga em alto mar, não sendo possível a apreensão da carga ilícita naquela oportunidade.
Entre os meses de maio e julho, bolsas de cocaína começaram a chegar no litoral da Bahia e Espírito Santo, onde foram sendo encontradas pela população local. Há registro de que até o momento foram encontradas 17 bolsas náuticas intactas, carregadas com 442 quilos de cocaína.
As investigações apontam que, ao longo de um ano, a organização criminosa tentou exportar para os continentes africano e europeu ao menos 6,5 toneladas de cocaína. As provas que estão sendo coletadas auxiliarão na identificação dos financiadores da atividade criminosa, e outros eventuais participantes.
Todos os investigados devem responder pelos crimes de tráfico internacional e associação para o tráfico, com penas somadas de 8 a 25 anos de prisão, além de perderem os bens utilizados nas ações criminosas ou adquiridos com o proveito destas.
___________________________________________________________________________________________________
Vai fazer o concurso público de Tijucas? Saiba como ter isenção da taxa de inscrição
Mulher presa por tráfico e furto fica agressiva na delegacia e exige drogas para consumir
___________________________________________________________________________________________________
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.