Buscando por?

Notícias

Ministério Público lança programa para conscientizar sobre a violência contra a mulher

Programete do MPSC busca mostrar formas de proteger as mulheres, especialmente agora com a chegada do Carnaval.
Por: Bernardo Roa da Silva - 04/02/2026 15:00min
Compartilhe nas redes sociais

Na última segunda-feira, 2 de fevereiro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou uma nova edição do programete “MPSC em Ação”, na televisão, e “Minuto Ministério Público de Santa Catarina”, nas rádios. Agora, o objetivo é a divulgação de ações voltadas para a conscientização e que visam prevenir a violência contra a mulher no estado, dando um enfoque maior agora com a chegada do Carnaval. 

Essa campanha do MPSC tem como propósito destacar a importância do respeito aos limites dos outros, principalmente ao longo deste período festivo. Aproximação forçada, toques indesejados ou qualquer importunação após receber uma negativa pode se configurar como um crime. 

A iniciativa do Ministério Público dialoga com uma realidade que se faz presente no município de Tijucas, onde os registros de violência contra a mulher continuam exigindo atenção do poder público e da sociedade. De acordo com dados providos pelo Observatório da Violência contra Mulher, Tijucas registrou 266 casos de violência contra as mulheres, sendo 219 situações de ameaças, 12 de calúnia, 11 de lesão corporal leve, 18 casos que chegaram às vias de fato e 6 registros de esturpo. O status de "Estado mais seguro do Brasil" pode chamar a atenção, mas ainda não é significativo para algumas porções da sociedade catarinense, especialmente para as mulheres. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Outro assunto que esse programa irá tratar é a importância do protocolo “Não é não”, estabelecendo diretrizes que visam conscientizar e proteger as mulheres em bares, festas e quaisquer eventos, bem como orientar sobre como as pessoas devem agir em situações que se caracterizam como assédio, importunação sexual e/ou violência.

Importância do “Não é não”

O desenvolvimento das atividades relacionadas ao protocolo “Não é não” segue alinhado com a Lei Federal n. 14.786/2023, que estabelece diretrizes nacionais para a prevenção, a conscientização e o enfrentamento ao assédio e à violência contra mulheres em ambientes de grande circulação de pessoas. 

No documento você encontra orientações sobre o que deve ser feito só caso do primeiro atendimento a mulheres e meninas que foram vítimas de assédio ou violência em ambientes de grande circulação como estádios, arenas, casas de show, bares e eventos culturais e esportivos.  

Para saber mais sobre esse protocolo, clique aqui

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.