Buscando por?

Notícias

MUITO QUENTE: Verão será marcado por temperaturas acima da média

Previsão climática indica aumento da temperatura e atuação intensa do El Niño durante os próximos meses, com risco de eventos extremos
Por: Jonas Hames - 30/11/2023 09:00min

 

O verão que se aproxima promete ser bastante quente em Santa Catarina, conforme a previsão divulgada pela Epagri/Ciram para o trimestre compreendido entre dezembro, janeiro e fevereiro. De acordo com o órgão meteorológico, a temperatura no estado deverá ficar acima da média climatológica durante esse período.

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, destaca que os meses de janeiro e fevereiro serão especialmente marcados pela atuação frequente e prolongada de massas de ar quente sobre o estado. Essa condição resultará em dias consecutivos de calor intenso, inclusive durante a noite. Além disso, são esperadas ondas de calor ao longo da estação.

 

Foto: VipSocial/Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Embora a previsão aponte para temperaturas elevadas, a quantidade de chuva também está no radar da Epagri/Ciram. Em dezembro, a expectativa é de chuvas irregulares, associadas ao processo de convecção característico do verão, com pancadas passageiras e isoladas, porém ainda frequentes e com índices pluviométricos elevados.

Para o mês de janeiro e fevereiro, a previsão indica uma diminuição na quantidade de chuva em Santa Catarina, aproximando-se mais da média histórica. Segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, essa redução está prevista para ocorrer nesse período.

 

Um dos pontos destacados para os próximos meses é a intensidade do fenômeno El Niño, que atuará de forma marcante durante o verão 2023/24. Esta condição eleva o risco de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, precipitações elevadas em curtos períodos, tempestades com raios, granizo e ventos fortes.

A influência do El Niño se estenderá ao longo do verão de 2023/24 e também alcançará o outono de 2024. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permaneceu elevada no Pacífico Equatorial em outubro e novembro de 2023, mantendo uma anomalia positiva em torno de 2,0°C, chegando a atingir 2,5°C a 3,5°C em novembro.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!