Buscando por?

Notícias

Nova Trento obtém 2º lugar em indicador de saúde da região; Tijucas em 11º lugar

Município de Nova Trento obtém destaque em avaliação do Programa Previne Brasil 2023, enquanto Tijucas figura na 11ª posição na região da Grande Florianópolis
Por: Jonas Hames - 17/10/2023 17:00min- Nova Trento

 

 

O município de Nova Trento, conquistou a segunda posição na avaliação dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil 2023. Além de Nova Trento, outros municípios da região foram avaliados, com São João Batista ocupando a sétima posição, Canelinha a nona, Tijucas a décima primeira e Major Gercino em décimo sexto lugar.

Os indicadores de desempenho foram avaliados durante o segundo quadrimestre deste ano, compreendendo os meses de maio a agosto. O Programa Previne Brasil é um modelo de financiamento que direciona recursos para os municípios com base no monitoramento dos acessos, qualidade e resolução dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Indicador Sintético Final (ISF), que corresponde ao cálculo do desempenho municipal baseado em sete indicadores de desempenho, revelou que Nova Trento, com sete equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), obteve a pontuação de 9,5. Essa nota coloca o município em segundo lugar, atrás apenas de Anitápolis, que possui cerca de 3.200 habitantes e uma equipe ESF.

Houve aumento na nota de Nova Trento em relação ao primeiro quadrimestre, quando obteve um ISF de 9,26. Os sete indicadores avaliados incluem consultas de pré-natal, exames em gestantes, atendimento odontológico em gestantes, mulheres que realizaram o exame citopatológico, crianças de 1 ano com vacinas atualizadas, monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos.

 

Foto: Arquivo/Divulgação

 

A secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, explicou que as UBS do município atendem pacientes de acordo com esses indicadores, e a avaliação visa identificar o quanto a cidade consegue suprir as necessidades de seus cidadãos de maneira eficaz.

O cálculo do ISF considera o acompanhamento do pré-natal, consultas de rotina, atendimento odontológico para gestantes, realização de exames, monitoramento de hipertensos e diabéticos, coleta de preventivo a cada dois anos para mulheres entre 24 a 64 anos, além da monitorização da vacinação em crianças até um ano de idade.

A secretária Maria Cristina Adami expressou sua satisfação com a conquista de Nova Trento e reforçou o compromisso contínuo da cidade em busca do primeiro lugar. O prefeito municipal, Tiago Dalsasso, comentou que os dados mais uma vez comprovam o excelente atendimento oferecido aos moradores.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!