O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, movimento de conscientização voltado para a saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Criada no Brasil em 2011, a ação tem ganhado força ao longo dos anos, com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce da doença, promover a saúde masculina e alertar para os riscos do não tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2024 mais de 70 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no país.
Fotos: VipSocial/Divulgação
O médico urologista, Franco Luciano Gorski, afirma que o diagnóstico precoce tem grande impacto nas chances de sucesso do tratamento, o que torna a campanha do Novembro Azul fundamental para a redução da mortalidade masculina por esse tipo de câncer. A campanha também busca quebrar tabus e incentivar os homens a procurarem orientação médica, especialmente para aqueles com mais de 50 anos ou com histórico familiar de câncer de próstata.
Franco explica que entre os principais métodos de diagnóstico estão o exame de toque retal e o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Embora a recomendação de triagem varie conforme a idade e o histórico de saúde de cada indivíduo, a conscientização sobre a importância da prevenção é o foco central do movimento.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.