A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, a Operação Desvio de Fase, que investigou um esquema de corrupção envolvendo o direcionamento de licitações na manutenção da iluminação pública de Governador Celso Ramos.
Foto: Divulgação/PCSC
A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Garantias da Comarca de São José, em endereços residenciais, sedes de empresas e em um órgão público. As diligências ocorreram em Governador Celso Ramos e Biguaçu.
As investigações tiveram início após a identificação de irregularidades em um processo licitatório realizado em 2024. Conforme a Polícia Civil, há indícios de que a empresa vencedora atuou de forma privilegiada ainda na fase interna da licitação, influenciando a elaboração da planilha orçamentária e direcionando o resultado do certame, o que pode ter restringido a competitividade.
Foto: Divulgação/PCSC
A DECOR também apurou discrepâncias significativas de valores e a repetição do mesmo modus operandi em licitações anteriores, vários aditivos aumentando os contratos.
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores, mídias de armazenamento e documentos, que passarão por perícia. O material deve reforçar o conjunto de provas já reunido pela investigação.
Os investigados poderão responder por fraude ao caráter competitivo de licitação, associação criminosa e outros crimes contra a administração pública. As investigações seguem em sigilo. A operação contou com a participação de 38 policiais civis da DEIC.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.