Neste mês é realizada a Campanha de Conscientização da Síndrome de Rett, o Outubro Roxo. A síndrome de Rett é uma doença neurológica rara que afeta o desenvolvimento do cérebro e é causada por uma mutação genética.
Fotos: VipSocial / Divulgação
O neurologista Eduardo Martins Leal fala que a doença genética causa o transtorno do neurodesenvolvimento, e que pode causar a regressão de habilidades já adquiridas, com estereotipias motoras e transtorno intelectual de moderado a grave.
O médico afirma que antigamente era uma doença confundida com o autismo, mas se diferem por diversos aspectos. A síndrome, pode ser identificada por testagem genética, por um neuropediatra.
Eduardo Martins Leal, neurologista
Elisandra Fernandes e Silva, moradora de Tijucas, tem uma filha de 17 anos com a Síndrome de Rett e conta que só descobriu a doença quando a Duda tinha 4 anos.
Elisandra Fernandes
Segundo a mãe, os sintomas da Duda incluem perda da fala, estereotipia da mão sempre mordendo os dedos, dificuldade no andar da criança, a escoliose e bruxismo.
Elisandra conta da dificuldade de encontrar orientações de profissionais da saúde para falar do assunto, foi quando ela descobriu a Abre-te, Associação Brasileira de Síndrome de Rett. A instituição, que fica localizada em São Paulo, fornece acolhimento às família e realiza divulgação de conhecimentos sobre a doença.
Atualmente, Elisandra se dedica 100% a filha e trabalha fazendo docinhos para festas e eventos em casa, para ter uma renda a mais e conseguir permanecer mais tempo cuidando da filha. Em Tijucas a APAE deu o apoio necessário para Duda, com fisioterapia, fonoaudióloga e equoterapia, para ela ter uma vida mais saudável e ativa, três vezes por semana.
Elisandra Fernandes
O neurologista Eduardo Martins Leal ressalta que não há cura para a síndrome, mas é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes com um atendimento adequado.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.