O Parque Cascata do Fernandes foi oficialmente tombado como patrimônio natural de São João Batista após aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Natural e Cultural (Compasjb). A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 29 de janeiro, com base em estudos técnicos que analisaram os atributos ambientais, paisagísticos e culturais do local, além de seu valor histórico e simbólico para a comunidade.
Fotos: Prefeitura de São João Batista/Arquivo/Divulgação
O espaço tombado já pertence ao município e compreende a área que se estende até a captação de água do Sisam. O conjunto inclui quedas d’água, piscinas naturais, curso hídrico, formações rochosas, vegetação nativa associada, além das áreas de acesso e de uso público. O entorno imediato permanece submetido às restrições previstas para áreas de preservação permanente.
Com a homologação do tombamento por meio do Decreto Municipal nº 5.588/2026, o parque passa a ter uso restrito a atividades compatíveis com a preservação integral de seus atributos naturais. Entre as ações permitidas estão a visitação controlada, o ecoturismo, atividades de educação ambiental e a instalação da sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab).
Interditado desde abril de 2023, o Parque Cascata do Fernandes está em processo de revitalização. As intervenções incluem a implantação da estrutura administrativa da Fumab, recuperação ambiental da área, reforço na segurança e adequações para permitir o uso responsável do espaço pela população.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.