A atuação de profissionais de enfermagem na rede pública de Itapema, tornou-se alvo de debate após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. Na gravação, o vereador Saulo Ramos, do município questiona se enfermeiros estariam exercendo atribuições exclusivas da medicina em uma unidade de saúde da cidade.
Imagens: Redes Sociais/Divulgação
A repercussão gerou insegurança entre os trabalhadores da saúde e levou o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) a emitir uma nota oficial, nesta quarta-feira, dia 04 de junho, em defesa da categoria. No comunicado, o Conselho esclarece que os enfermeiros têm respaldo legal para atuar na Atenção Básica, incluindo a realização de consultas, solicitação de exames e prescrição de medicamentos, desde que sigam os protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as diretrizes do município.
A atuação está prevista na Lei nº 7.498/86, que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem no Brasil. “Conforme prevê a legislação e os protocolos assistenciais do SUS, enfermeiros podem solicitar exames, realizar consultas de enfermagem, prescrever medicamentos e conduzir o acolhimento de pacientes, desde que respeitados os protocolos estabelecidos pelo município”, informa o trecho da nota.
O Coren-SC também destaca que, em situações onde não há médico disponível no momento do atendimento, cabe ao enfermeiro orientar a população, fazer os encaminhamentos necessários e garantir a continuidade do cuidado, evitando a desassistência ao usuário do SUS.
A entidade demonstrou preocupação com a forma como o assunto foi exposto publicamente, afirmando que o vídeo "expõe e constrange profissionais que estão exercendo seu trabalho de maneira legal e responsável, gerando insegurança e desinformação tanto entre os trabalhadores quanto na população".
O Conselho finaliza o comunicado reiterando seu compromisso com a ética e a qualidade do atendimento prestado pela enfermagem. Também se colocou à disposição para dialogar com o vereador e com autoridades locais, a fim de esclarecer as atribuições legais da categoria e acompanhar, pelas vias institucionais, eventuais irregularidades nas unidades de saúde do município.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.