A Polícia Civil de Itapema emitiu um alerta à população sobre o golpe do falso advogado, uma modalidade de estelionato que vem sendo registrada em diversas regiões do país. Os golpistas se passam por advogados ou funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas com processos judiciais em andamento, como ações previdenciárias, precatórios ou RPVs.
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Segundo a Polícia, os criminosos acessam plataformas públicas da Justiça, como o PJe e o JusBrasil, para obter informações detalhadas dos processos. Com esses dados, criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens, simulam documentos oficiais e induzem as vítimas a realizar pagamentos sob pretextos como custas judiciais ou honorários fictícios.
“Eles criam um valor fictício: ‘você tem 150 mil reais pra receber, porém, pra receber, tem que depositar hoje nessa conta’. Inventam taxas inexistentes, como honorário de contador judicial ou oficial de justiça”, explicou o delegado responsável pelo caso.
Para dar credibilidade à fraude, os golpistas enviam documentos falsos com brasões da República, timbres de tribunais, cópias de sentenças e até peças processuais com nomes de advogados verdadeiros. Após conquistar a confiança da vítima, exigem pagamentos antecipados via PIX ou depósito em contas de terceiros. Depois do pagamento, encerram o contato e bloqueiam a vítima.
A Polícia Civil reforça que nenhum órgão público, advogado ou servidor da Justiça solicita pagamentos por PIX ou depósito para liberar valores judiciais. Em caso de suspeita, a orientação é não realizar transferências e buscar confirmação diretamente com o advogado responsável ou com o fórum da comarca.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.