Buscando por?

Notícias

Prefeito propõe projeto para autorizar internação involuntária de pessoas em situação de rua

Medida busca ampliar atuação da assistência social em casos de risco por crise mental ou dependência química
Por: Paulo Bueno - 28/10/2025 15:00min- Tijucas
Compartilhe nas redes sociais

O prefeito Mayckon Sgrot encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que solicita autorização legislativa para conceder poderes à Secretaria de Assistência Social no encaminhamento de pessoas em situação de rua para internação involuntária. A proposta visa atender casos em que o indivíduo apresenta quadro grave de saúde mental ou dependência química, sem reconhecer a necessidade de ajuda e oferecendo risco a si mesmo ou a terceiros.

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

A internação involuntária é prevista por lei e ocorre sem o consentimento do paciente, desde que autorizada por um familiar, responsável legal ou servidor público. Para ser realizada, é necessário um pedido formal acompanhado de laudo médico que justifique a medida.

Segundo o projeto, a intenção é permitir que a equipe da assistência social possa agir com respaldo legal em situações críticas, promovendo o encaminhamento adequado para tratamento especializado. A medida busca garantir proteção à vida, dignidade e segurança tanto das pessoas em situação de vulnerabilidade quanto da comunidade.

O projeto será analisado pelos vereadores nas próximas sessões.

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.