Buscando por?

AO VIVOTARDE DE FÉ

Notícias

Problemas de saneamento básico voltam a assombrar a alta temporada em Bombinhas

Cidade chegou a ter mais da metade dos pontos avaliados pelo IMA como impróprios para banho em 2026
Por: Bernardo Roa da Silva - 12/02/2026 13:10min- Bombinhas
Compartilhe nas redes sociais

A partir de uma denúncia da organização não governamental Amar Amigos de Mariscal, de Bombinhas, o debate sobre a qualidade do saneamento básico no município voltou ao centro das atenções. O tema ganha peso por se tratar de um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte catarinense, que vem registrando recorrentes problemas de balneabilidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Bombinhas

 

Por meio de publicações no Instagram, a entidade tem relatado com frequência ocorrências envolvendo esgoto e indícios de poluição nas praias da cidade. Apenas no início deste mês, a ONG fez críticas à gestão municipal em relação às condições das praias de Bombinhas, Canto Grande (Mar de Dentro e Mar de Fora) e, principalmente, da Praia do Ribeiro. No local, segundo a denúncia, foram encontrados peixes mortos, odor característico de esgoto e água com coloração escura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na postagem, a organização apontou um descompasso entre o discurso institucional e a situação observada nas praias. A entidade destacou que o município depende diretamente do mar para sustentar o turismo e a economia local e cobrou maior fiscalização e responsabilização do poder público diante do cenário.

 


Mas e a TPA?
Bombinhas adota, durante a alta temporada, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cobrada de veículos que ingressam na cidade. A arrecadação tem como finalidade declarada financiar ações de preservação ambiental e a manutenção da infraestrutura urbana, especialmente nos períodos de maior fluxo turístico.

Foto: Captura de Tela/TPA Bombinhas

 

Mas a verdade é que, mesmo com a existência desta taxa a mais de 10 anos, ainda é confuso para muitas pessoas da região, especialmente moradores, os reais investimentos feitos com o dinheiro proveniente da TPA. O último relatório de transparência da taxa ambiental é de 2020, deixando escancarado o quão desatualizado está o povo bombinense sobre os gastos públicos.
 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.