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Projeto do Corredor Litorâneo volta à discussão para tentar resolver congestionamentos na BR 101

A construção do Corredor Litorâneo é fundamental para resolver o problema de saturação no trecho norte da BR 101, entre Florianópolis e Joinville, região vital para a economia do estado
Por: Jonas Hames - 27/03/2024 17:00min- Tijucas

 

O projeto do Corredor Litorâneo, que visa criar uma rodovia paralela à BR 101 em Santa Catarina para amenizar os atuais congestionamentos, voltou à pauta esta semana com um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) para que o governo estadual acelere sua construção.

Necessidade de agilidade

Os estudos para o projeto foram iniciados durante a gestão do ex-governador Carlos Moisés e, desde então, tem sido uma prioridade para a região. Recentemente, em uma reunião com autoridades políticas e empresariais, o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, reafirmou o compromisso do governo em seguir adiante com a proposta.

 

Fotos: Arquivo/Divulgação

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Importância econômica

Para a Fetrancesc, a construção do Corredor Litorâneo é fundamental para resolver o problema de saturação no trecho norte da BR 101, entre Florianópolis e Joinville, região vital para a economia do estado. Este trecho, de extrema importância para o escoamento de cargas e para a logística estadual, apresenta os menores níveis de serviço da rodovia, resultando em congestionamentos frequentes que impactam negativamente o transporte de mercadorias e o desenvolvimento econômico.

 

 

Impactos financeiros

De acordo com a Fetrancesc, a situação atual na BR 101 gera um custo extra de aproximadamente R$ 550 milhões por ano para as empresas de transporte, considerando o aumento do consumo de combustível e a redução da velocidade média dos caminhões. Esse prejuízo afeta não apenas o setor de transporte, mas também outras atividades econômicas que dependem da rodovia para o escoamento de sua produção e acesso aos portos e aeroportos para exportação.

 

 

Apoio legislativo e institucional

O pedido da Fetrancesc ao governo do estado foi elaborado com base nas conclusões do Fórum CNT de Debates, evento que reuniu autoridades, especialistas e empresários do transporte no início do mês, em Joinville. O documento também foi encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), e outras autoridades, buscando ampliar o apoio à causa.

 

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