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Projetos da Via Mar, rodovia paralela a BR-101, devem ser entregues no início de 2026

Rodovia de 145 km e investimento de R$ 8 bilhões visa ser alternativa à BR-101; licitações das obras devem ocorrer após conclusão dos estudos
Por: Jonas Hames - 11/04/2025 16:00min- Tijucas
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Os projetos de estudos da aguardada rodovia Via Mar, que conectará Florianópolis e Joinville, têm previsão de conclusão para o início de 2026. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 11 de abril, após a ordem de serviço para o estudo de impacto ambiental ser assinada pelo governador Jorginho Mello no mês anterior, dando o pontapé inicial para a elaboração dos estudos técnicos necessários para a obra orçada em mais de R$ 8 bilhões.

 

Foto: Secom/Divulgação

 

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Com uma extensão de 145 quilômetros, a Via Mar, também conhecida como contorno litorâneo, será dividida em cinco lotes e tem como objetivo desafogar o tráfego intenso e as constantes filas da BR-101. A nova rodovia ligará o Contorno Viário de Florianópolis à área industrial de Joinville.

 

 

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper, a conclusão dos estudos permitirá o lançamento das licitações para a contratação das empresas responsáveis pela execução da obra. O secretário destacou o potencial da Via Mar para impulsionar o desenvolvimento da região. Ele também explicou que a ordem de serviço para o licenciamento ambiental representa uma etapa crucial de estudo aprofundado para garantir as melhores condições para a entrega célere do projeto.

 

 

O cronograma atual prevê que a licitação para os estudos do trecho que ligará Itajaí a Florianópolis será lançada ainda em abril. Quatro outros trechos, que conectam Joinville a Itajaí, já possuem empresas contratadas e em fase de execução dos respectivos projetos.

O governador Jorginho Mello solicitou celeridade na entrega dos estudos, cujo prazo contratual é de dois anos. No entanto, o chefe do executivo estadual pediu que os projetos sejam finalizados em um ano, visando antecipar o processo de licitação e o início das obras.

A execução da Via Mar será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O governo estadual será responsável pelos investimentos iniciais nos estudos e projetos, enquanto as empresas vencedoras das futuras licitações assumirão a construção e a administração da rodovia.

 

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