Buscando por?

Notícias

Ranchos de Pesca de Bombinhas iniciam oitava edição da Gincana Cultural do Saragaço

Competição visa valorizar a cultura local, preservar tradições e fomentar a economia criativa
Por: Jonas Hames - 18/06/2024 08:00min- Bombinhas

 

No último fim de semana, pescadores de nove ranchos de tainha em Bombinhas fizeram uma pausa na pesca para participar das primeiras provas da oitava edição da Gincana Cultural do Saragaço. A competição segue nos próximos finais de semana, culminando no evento principal que ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Praia de Bombinhas. Este projeto celebra a temporada de pesca artesanal, destacando a importância de salvaguardar a memória e as tradições locais.

 

Fotos: Cristian Cruz/Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Provas e atividades

As provas da gincana carregam a memória afetiva da comunidade tradicional de Bombinhas, com adaptações de elementos da pesca e releituras de brincadeiras antigas. Além das competições nos ranchos, o Saragaço inclui uma festa junina, marcada para o dia 28 de junho na Escola Básica Municipal Dilma Mafra, e uma corrida de canoas de um pau só, com percurso de dez quilômetros.

 

 

Prova Mestre Chefe

Um dos destaques do evento é a prova Mestre Chefe, uma competição culinária onde a tainha é o ingrediente principal. Representantes dos nove ranchos participantes elaboram pratos típicos, combinando tradição com alta gastronomia. Esta prova, em sua segunda edição, promove a ligação entre a tradição e o fomento da economia e do turismo local.

 

 

Importância do Projeto

Adauto Saturnino Januário, um dos líderes do projeto, ressalta a importância do Saragaço para a comunidade. “O Saragaço já estabeleceu uma nova forma de a comunidade e os ranchos enxergarem a pesca da tainha. Cada rancho incorporou muitas pessoas às suas equipes, promovendo uma integração significativa. A visibilidade que o projeto trouxe para a cultura e a ancestralidade de Bombinhas é fantástica, unindo memórias afetivas, turismo e economia”, afirma Januário.

 

Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!