O reconhecimento de uma área de 220 hectares em Vargem Pequena, São João Batista, pela Funai, gerou debate no município. O local, em fase inicial de estudos, pode futuramente abrigar cerca de 20 famílias indígenas. Moradores e a Associação da Vargem Pequena (Amavap) manifestaram preocupação, já que a região é estratégica para o abastecimento de água da cidade.
Foto: Rádio Clube 88.5 FM/Divulgação
O processo ainda está em sondagem e depende de análises antropológicas, ambientais, jurídicas e de infraestrutura, sem definição de demarcação ou homologação. Experiências próximas, como aldeias em Major Gercino e Canelinha, ajudam a contextualizar o tema.
Os principais pontos de tensão envolvem: impacto no abastecimento hídrico, garantia de infraestrutura e serviços básicos, transparência nos estudos e complexidade legal do processo. O futuro da área dependerá de laudos técnicos, decisões administrativas e diálogo entre sociedade e comunidades indígenas.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.