Buscando por?

Notícias

Responsáveis por novo loteamento alertaram para os riscos de alagamentos em Tijucas

Projeto informando a necessidade de macrodrenagem foi desenvolvido e doado para a prefeitura
Por: Luan Lucas - 27/12/2022 15:53min
Compartilhe nas redes sociais

Imagens: Jornal Vip/Reprodução

 

A empresa responsável pela execução de um novo loteamento, entre a rua Antônio Bayer e a avenida José Manoel Reis, no Centro de Tijucas, garante que alertou os órgãos públicos para o risco de alagamentos no entorno do empreendimento, antes do início das obras.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fotos: Marcos Coelho/VipSocial

 

Dilnei Silva Bittencourt, engenheiro civil que presta serviços para a Fiori Empreendimentos Imobiliários, afirma que foram realizados estudos com intuito de identificar como ocorreria a drenagem da área no entorno do Jardim Tijucas.

 

 

A intenção era identificar os riscos e impedir que os alagamentos atrapalhassem a viabilidade econômica do empreendimento, principalmente pelo histórico da cidade e pelo conhecimento de como era o terreno há décadas. Uma solução, então, foi apresentada à prefeitura.

 

À luz disso, no entendimento desse problema [as enchentes], a empresa tomou a providência de fazer um estudo da macrodrenagem na área do entorno do empreendimento, porque se não, o empreendimento não teria viabilidade econômica. Iríamos investir pra sofrer enchentes. Fizemos um estudo grande e nesse projeto foi feito a macrodrenagem da José Manoel Reis e da Antônio Bayer. Na José Manoel Reis já foi iniciada, porém foi atropelada. O poder público tem sua velocidade um pouco diferente. Doamos toda a tubulação, vamos doar máquinas e tentar, de qualquer jeito, ajudar a comunidade, o empreendimento e a prefeitura, para amenizar os problemas presentes e futuros”.

     Dilnei Silva Bittencourt, engenheiro civil

 

 

O impacto da urbanização foi medido pela empresa. Foram identificados alguns problemas, como a dificuldade de drenagem da água nas duas vias. Em dias de chuva, as águas devem ser levadas para uma vala, situada nas proximidades da Deliz.

O córrego deveria direcionar ao Rio Santa Luzia. Porém, está bastante assoreado, tornando o processo mais lento. Esses e outros fatores foram apresentados no projeto doado à prefeitura.

 

 

Nem é uma gentileza, é uma necessidade. Todo empreendimento hoje tem que se preocupar com a vizinhança. Existem estudos de impacto de vizinhança. Sabedores disso, fizemos estudo completo de toda a urbanização, o que tava acontecendo, pra onde iam essas águas, além de outros fatores como o esgoto, por exemplo. É uma obrigação nossa fazer isso, sob pena de o empreendimento não ter sucesso. Não adianta tá cercado de água e nosso cliente não poder sair daqui ou a casa dele estar alagada. A gente entendeu isso e providenciamos esses estudos de macrodrenagem. Tijucas deveria contratar um diagnóstico geral para toda a cidade. Nós cuidamos do nosso entorno onde temos uma área de influência, onde as águas contribuem pra cá”.

     Dilnei Silva Bittencourt, engenheiro civil

 

O que antes era um grande terreno em desuso, deve se tornar, em breve, em um grande condomínio fechado, com imóveis de alto nível. Os responsáveis pelo loteamento garantem que a obra trará grande valorização para os arredores, além de enobrecer a cidade.

 

 

O empreendimento é um loteamento, uma urbanização. Uma área dentro do perímetro urbano, circundada pela cidade. Era uma área que não tava tendo o uso digno que ela merecia. Estamos desenvolvendo e implantando um empreendimento de altíssimo nível, que vai enobrecer o entorno e a cidade de Tijucas pela qualidade do desenho urbano. Trata-se de um condomínio fechado e mais lotes, permitindo diversos usos. Vai ser bastante interessante, vai trazer bastante riqueza pra Tijucas e vai valorizar o entorno”.

     Dilnei Silva Bittencourt, engenheiro civil

 

 

PREFEITURA DE TIJUCAS

 

Na última quarta-feira, 21 de dezembro, o prefeito Eloi Mariano Rocha autorizou e pediu agilidade nas obras de macrodrenagem da rua Antônio Bayer e da avenida José Manoel Reis, durante uma reunião com autoridades e empresários da região.

 

Preciso que esta obra seja feita com a maior rapidez possível e que seja definitiva na resolução dos problemas de alagamentos de toda aquela região. Por isso determino que os projetos, já encaminhados à engenharia da prefeitura, sejam agilizados e encaminhados para o setor de licitações a fim de serem executados em breve”.

     Eloi Mariano Rocha, prefeito de Tijucas

 

 

___________________________________________________________________________________________________

LEIA MAIS

Ocorrências Policiais - 26/12 | Confira todos os crimes das últimas 24 horas

Por que Tijucas está alagada? Secretário de Obras explica a situação

___________________________________________________________________________________________________

 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.