O município de Tijucas está entre as cidades catarinenses que participam de uma investigação nacional sobre as profundezas da Terra, conduzida por pesquisadores do Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fotos: Observatório Nacional/Divulgação
Desde o dia 19 de outubro, equipes do observatório iniciaram a instalação de 29 sismógrafos em diferentes regiões de Santa Catarina, com o objetivo de coletar informações sobre a estrutura profunda do continente e do oceano. Os equipamentos, que detectam movimentos do solo, ondas sísmicas e ruídos ambientais, permanecerão em operação por cerca de um mês.
Os dados obtidos devem contribuir para o entendimento da evolução geológica da margem sul do Atlântico, região que, segundo o sismólogo Gilberto Leite, responsável pelo estudo, teve papel importante na separação dos continentes da América do Sul e da África e apresenta atividades magmáticas distintas em comparação a outras bacias brasileiras.
A instalação dos sismógrafos devem ser realizadas até o dia 12 de dezembro e serão distribuídas de Tijucas até a cidade Lebon Régis, no Oeste catarinense.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.