Buscando por?

Notícias

Um dia após aparição, jacaré não é mais visto em lago de área residencial

Espécie permanece longos períodos debaixo d’água e biólogos acreditam que ele esteja submerso
Por: Luan Lucas - 03/11/2021 11:08min
Compartilhe nas redes sociais

Imagens: Reprodução/Jornal Vip

 

A aparição de um jacaré-do-papo-amarelo no lago do Loteamento Bosque da Mata, em Tijucas, durante o feriado, assustou muitos moradores que frequentavam a área.  Já nesta quarta-feira, 03 de novembro, o animal não foi mais visto no local.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fotos: Arquivo/Luan Lucas/VipSocialTV

 

Na última vez em que foi flagrado, o jacaré,  que deve ter um tamanho aproximado de 1,30 metro, estava com parte da cabeça para fora da água e permaneceu a maior parte do tempo parado. Populares que aproveitavam o dia no espaço foram os primeiros a avistá-lo e acionaram os serviços de resgate. 

 

 

O biólogo Alessandher Piva, especialista em animais peçonhentos, anfíbios e répteis,  explica que o jacaré pode continuar no local, mas estar submerso. A espécie possui como característica permanecer por bastante tempo debaixo d’água.

 

Essa espécie é relativa mansa, se não for incomodada. Caso for uma fêmea com filhotes, aí sim essa fêmea vai proteger o ninho. Como o jacaré é de ‘sangue frio’, ele faz a termorregulação. Então, no início da manhã, ele sai da água e fica na margem para esquentar o organismo. No fim da tarde, volta à àgua, onde ele fica mais seguro. Quando está dentro da água, pode ficar longos períodos submerso. Ele tem que subir pra respirar novamente, mas só coloca a pontinha da cabeça pra fora. A primeira reação é fugir para a água, mas ele pode tentar se defender. Pode tentar morder e a mordida é muito forte, ou dar uma rabada, que também é muito forte”.

     Alessandher Piva, biólogo

 

A formação de um  córrego próximo ao lago deixa em aberto a possibilidade da aparição de mais jacarés, além de também permitir a saída deles a qualquer momento. Mesmo assim, o local continua isolado para garantir a segurança da comunidade.

 

 

O Grupo de Operações e Resgate (GOR) deve encaminhar um ofício formal à prefeitura de Tijucas para  solicitar a colocação de placas alertando a população sobre os riscos. Embora não apresente perigo se não incomodado e tenha como sua primeira reação a fuga para a água, é importante manter distância.

 

 

 

________________________________________________________________________________________________________________________

LEIA MAIS

"Trabalhadora honesta"; mulher alega saber que marido trafica e diz não participar da ação

VÍDEO: Caminhão ignora limite de altura e quase fica preso em viaduto

________________________________________________________________________________________________________________________

 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.