Bombinhas registrou 1.403 casos de diarreia nas três primeiras semanas de janeiro, segundo o Ministério da Saúde. O número chama atenção por superar mil ocorrências em um município com pouco mais de 25 mil habitantes, em plena alta temporada turística.
Fotos: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação
De acordo com o levantamento oficial, foram 503 casos na primeira semana de janeiro, 440 na segunda e outros 460 registros na terceira semana. Os números chamam atenção pelo volume de ocorrências em relação ao tamanho da população residente e ao período de alta temporada, quando a cidade recebe milhares de turistas.
A Prefeitura informou que o aumento está relacionado a mudanças e melhorias no sistema de monitoramento e notificação, o que teria reduzido a subnotificação anterior. O município destacou que não há confirmação de agravamento real do cenário epidemiológico.
Apesar de quase universalizar o abastecimento de água, Bombinhas possui apenas 18% de cobertura de esgoto em operação. A cidade está em processo de ampliação do sistema, com investimentos previstos de R$ 180 milhões para atender às metas do Marco Legal do Saneamento.
Nesta quinta-feira, dia 29 de janeiro, moradores relataram mais um derramamento de esgoto no mar, na praia de Bombinhas, expondo população e turistas a possível contaminação. O registro ocorre em meio às discussões sobre saneamento básico e saúde pública no município.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.